Água de berinjela: como fazer e quais seus benefícios

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A berinjela é rica em fibras, antioxidantes, minerais, vitaminas e tem poucos carboidratos, sendo muito utilizada em dietas para perder peso. Esse legume é composto por 90% de água! “Nossa, tanta água assim?” Sim, e a boa notícia é que a água de berinjela tem muitos nutrientes que fazem bem para o organismo, pois é rica em vitamina A, vitamina B, vitamina B2, vitamina C e vitamina E, além de minerais como o cálcio, fósforo, potássio, magnésio e ferro. Você também pode acrescentar algumas fatias de berinjela em uma jarra com água mineral e fazer sua própria água de berinjela.

Para que serve a água de berinjela em jejum?

Quando deixamos um alimento de molho, fibras se soltam dele. Assim, quando ingerida, essa água se transforma numa espécie de “gel”, que pode absorver gorduras e elimina-la. Mas atenção! Esse efeito só ocorre no colesterol que ainda será ingerido, e não no que já está presente no sangue.

Água de berinjela para o colesterol

Por si só, a berinjela quando in natura, já é um alimento com alto teor de água, rica em fibras, sais minerais e vitaminas, além de substâncias como a saponina e compostos fenólicos. Estudo relatam o uso da berinjela no controle de níveis altos de colesterol. Para se ter uma ideia, quando fica em decocção, o alimento libera de sua pele os flavonoides, que são responsáveis pela atividade antioxidante da bebida.

Já a saponina, atua diretamente na redução de gorduras, agindo como um detergente. Quem busca ajuda na eliminação de celulites, também pode contar com as propriedades da berinjela, graças a sua ação anti-inflamatória.

Publicidade

Água de berinjela emagrece?

água de berinjela emagrece

A água de berinjela com limão acelera o metabolismo, desintoxica o fígado e combate a fome. Ao passar um tempo de molho na água, a berinjela libera uma substância chamada saponina, que ajuda a destruir a gordura corporal.

No entanto, para conseguir emagrecer mesmo é necessário consumir pelo menos três copos de água de berinjela antes das refeições principais, seguir uma dieta balanceada e pouco calórica, além de fazer exercícios para ajudar nos resultados. O primeiro passo para emagrecer e manter uma vida saudável é mudar os seus hábitos alimentares, consumindo uma maior quantidade e variedade de alimentos naturais.

Como fazer água de berinjela

Ingredientes

  • Uma berinjela média ou grande;
  • 1 litro de água;
  • 1 jarra ou garrafa de água;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre de maçã.

Modo de preparo

  • Limpe a berinjela, lavando-a com bicarbonato de sódio e vinagre de maçã para remover o máximo possível de impurezas tóxicas;
  • Após a aplicação do vinagre (pode ser outro tipo se não encontrar o de maçã), enxágue bem a berinjela para sair o gosto do que foi utilizado para a limpeza;
  • Corte a berinjela em rodelas de mais ou menos 1 cm e meio — não retire a casca, pois nela existem muitos nutrientes importantes;
  • Adicione cada rodela à jarra ou garrafa. Depois de colocar todas, adicione 1 litro de água;
  • Após seguir estes passos, a água de berinjela deve ficar descansando na geladeira durante a noite toda (recomenda-se fazer a água antes de deitar).
  • É só consumir.

Obs. Você pode adicionar limão à água de berinjela, pois além de também ter muitas vitaminas importantes, potencializa as propriedades da água de berinjela, fazendo com que os resultados de seu consumo seja maior. Leia também: Como fazer farinha de berinjela.

Publicidade