Benefícios da água com gás para saúde

Água com gás faz mal? Todos sabem que o consumo regular de água é essencial para a saúde, afinal, as funções vitais do organismo dependem dela para serem desempenhadas de maneira adequada. Mas e a água com gás (gaseificada), ela tem os mesmos efeitos e benefícios?

Sim, a água com gás é boa para a saúde e também para a reidratação, ela contém os mesmos micronutrientes da água natural, só se diferencia na adição de CO2 (dióxido de carbono).

Água com gás simples e sem aditivos é aquela que tem todos os benefícios da hidratação e muitas vezes é de grande ajuda para quem não tem o hábito de beber água e prefere refrigerantes, por exemplo, pela presença de gases.

Apesar de ser saudável, algumas marcas adicionam certas substâncias à água com gás, como sabores artificiais e adoçantes, que acaba prejudicando os benefícios da água com gás, por isso é aconselhável seguir o rótulo da embalagem. Leia também: Qual a diferença entre água mineral e água da torneira?

Características da água com gás

Muitas pessoas hoje em dia escolhem pelo seu “sabor” frescor e por ser uma alternativa mais saudável aos refrigerantes e outras bebidas açucaradas, a água com gás tem algumas vantagens. Primeiro, por ser um pouco mais ácido, pode ajudar a digerir proteínas, pois a acidez ativa as proteases (enzimas que digerem proteínas no estômago).

água com gás benefícios

Portanto, os principais benefícios da água com gás são:

1. Ser rica em nutrientes

A água mineral, tanto com ou sem gás, é rica em nutrientes como cálcio, potássio e magnésio. Como também contém sódio, as pessoas com hipertensão devem estar atentas aos rótulos, algumas marcas podem adicionar quantidades adicionais desta substância e marcas que o fazem devem ser evitadas.

2. Hidratar o corpo

Água com gás hidrata tanto, e tem os mesmos nutrientes da água natural. Além disso, a adição de dióxido de carbono não é prejudicial à saúde porque o corpo absorve e elimina esse gás.

3. Melhorar o paladar

A água carbonatada deixa as papilas gustativas mais sensíveis ao sabor dos alimentos e pode realçar seu sabor, por isso é uma ótima opção antes, por exemplo, de um café ou uma taça de vinho.

Além disso, o CO2 presente na água estimula o estômago a trabalhar, aumentando a secreção e o esvaziamento gástrico, o que pode melhorar a sensação digestiva.

4. Ajudar a emagrecer?

O gás presente na água, quando liberado no estômago, aumenta a sensação de saciedade, o que pode ajudar a comer menos e diminuir a quantidade de calorias em uma refeição. Além disso, a água com gás não tem calorias e, pode ser consumida à vontade.

5. Faz mal para os dentes?

Uma das maiores preocupações com a água com gás é seu efeito nos dentes, uma vez que o esmalte dentário está diretamente exposto ao ácido nesse tipo de bebida.

Há poucos estudos sobre o assunto, mas uma análise descobriu que a água mineral com gás causou maiores danos ao esmalte dos dentes em comparação com a água sem gás.

A água com gás faz mal à saúde?

Devido à aparência e sabor semelhantes aos refrigerantes, existem muitos mitos sobre a água com gás, desde que não haja aromatizantes artificiais, não apresenta riscos à saúde. Dessa forma, a água com gás:

  • Provoca celulite: NÃO
  • Faz mal aos rins: NÃO
  • Tira o cálcio dos ossos: NÃO
  • Prejudica a gravidez: NÃO
  • Água com gás engorda: NÃO

Benefícios da água com gás para a saúde do coração

Sabia que o consumo regular de água com gás pode melhorar seu intestino e facilitar sua vida? O estudo, que analisou mulheres que bebiam água com gás e outras que bebiam água sem gás, descobriu o seguinte: pessoas que bebiam água com gás tiveram uma redução significativa nos níveis de colesterol (LDL), que geralmente está associado a doenças cardíacas.

Beba sua água! Então aproveite! Gaseificada ou não! O importante é se hidratar para manter a saúde!

Quanta água precisamos beber por dia?

Embora digam que devemos beber 2 litros de água por dia, a verdade é que a quantidade de água de que precisamos todos os dias varia muito. Acredita-se que todos os adultos precisem beber cerca de 2 litros de água por dia, mas essa é uma estimativa.