Benefícios da água aromatizada: refrescante e anti-inflamatória

Benefícios da água aromatizada

A água aromatizada é uma ótima opção para quem deseja hidratar o corpo, mas não costuma beber muita água. Podendo ser compostas por frutas, ervas, especiaria e sementes, são consideras bebidas funcionais, trazendo inúmeros benefícios para saúde.

Sabemos a importância da ingestão regular de água durante o dia, mas não são todas as pessoas que conseguem manter a ingestão minima de 2 litros de água por dia. Para tentar amenizar os efeitos negativos que são desenvolvidos com a falta do consumo regular de água, podemos complementar com as águas aromáticas, além de estar ingerindo certa quantia de fitoquímicos. Veja também: 5 Motivos para não beber água durante as refeições.

Benefícios da água aromatizada

Não podemos generalizar um conjunto de benefícios para a bebida. Podendo ser preparada com uma variedade de frutas e afins, cada ingrediente pode nos fornecer um benefício. Todas podem contribuir para a desintoxicação do organismo e emagrecimento. Então, afinal: como é feito o preparo das águas aromatizadas e quais são seus benefícios?

Receitas de água aromatizada: Vamos ao preparo!

água aromatizada receita

Água aromatizada de limão com alecrim

Os benefícios do limão já são famosos aqui no site. Ele é rico em vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, possui ação antioxidante e ainda atua no equilíbrio do pH do organismo. Em união com o alecrim, auxilia na digestão e ainda garante tranquilidade e bem-estar. Seu preparo é super fácil e prático!

Ingredientes

6 rodelas de limão
ramo de alecrim
400 ml de água com ou sem gás
3 cubos de gelo

Modo de preparo

Em uma jarra ou em um copo de vidro largo, coloque os cubos, seguido das rodelas de limão, da água de sua preferência e do ramo do alecrim. Deixe os ingredientes agirem por 20 minutos e está pronto!

Água aromatizada de Abacaxi com lavanda

Rico em bromalina, o abacaxi é ótimo para o sistema digestivo, além de auxiliar diretamente no fortalecimento do sistema imunológico. Já a lavanda, contribui na digestão e ainda promove o relaxamento.

Ingredientes

1 fatia de abacaxi com casca (corte o abacaxi em 4 pedaços com a casca)
1 ramo de lavanda
gelo
500 ml de água com ou sem gás

Modo de preparo

Coloque os cubos congelados, seguido da fatia de abacaxi, da água e do ramo de lavanda. Deixe os ingredientes em molho por 20 minutos e está pronto!

Água aromatizada de Hibisco com abacaxi e alecrim

O Hibisco possui uma excelente ação antioxidante, além de ser super diurético, sendo o querido de todos quando o assunto é emagrecimento. O hibisco auxilia na prevenção do inchaço e colabora na eliminação de toxinas do organismo. Já o alecrim, possui ação digestiva e calmante.

Ingredientes

5 flores de hibisco seco
1 ramo de alecrim
500 ml de água com gás
cubos de gelo

Modo de preparo

Em uma jarra, coloque o gelo, seguido das flores de hibisco, da água e do alecrim. Deixe de molho por 20 minutos e está pronto!

Viu, só? Combinando uma gama de ingredientes, podemos obter os mais variados benefícios com as águas aromatizadas. Agora deixe sua criatividade fluir e combine os ingredientes de sua preferência para se beneficiar dos mais variados tipos de benefícios.

Posso substituir o isotônico?

Apesar de seus benefícios na reposição de nutrientes e na hidratação, a água aromatizada não deve ser utilizá-la em lugar dos isotônicos. Às duas bebidas podem ser associadas. O isotônico tem carboidratos e eletrólitos importantes para a recuperação, como sódio e potássio. Enquanto a água aromatizada pode ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que são igualmente importantes para aqueles que praticam atividades físicas.


Michele Salvino
Meu nome é Michele Salvino. Estou no último semestre da faculdade de Nutrição. Sou apaixonada pelo estilo de vida saudável, por práticas que facilitem o bem-estar.