Barbatimão aperta? Como fazer e benefícios

O Barbatimão é uma planta medicinal, também conhecida como Barbatimão-verdadeiro, barba-de-timan, casca-da-mocidade ou ubatima, e é muito usada para ajudar a tratar feridas, hemorragias, queimaduras, dores de garganta ou inchaços e hematomas na pele, por exemplo. Também pode ser utilizada para ajudar no tratamento de doenças como diabetes ou malária, devido a suas propriedades anti-inflamatórias.

Nome científico:

A planta tem o nome científico Stryphnodendron barbatimam Mart. Pode ser utilizada na confecção de pomadas, sabonetes ou cremes, em farmácias de manipulação.

Propriedades 

As propriedades do Barbatimão são infinitas;

Antisséptico, cicatrizante, anti-inflamatório, antibacteriano, antifúngico, tripanocida (ainda não comprovado em humanos).

Indicações

Para uso interno (infusão,chá)

– Gastrite, úlcera e dor de garganta.

Para uso externo (gargarejo,pulverização do pó, creme, banhos de infusão)

– Tratamento de feridas

– Hemorroida

– Gonorreia

– Gengivites

– Leucorréia, candidíase, infecções vaginais.

– Verrugas genitais, papiloma vírus HPV.

Barbatimão para banho de assento cura doenças e aperta a vagina

O barbatimão também pode ser utilizado para banhos de assento de modo a combater problemas relacionados à saúde da mulher, como candidíase, doenças no útero, cistos, inflamações, gonorreia, corrimento entre outros. Além disso, a planta também é conhecida e utilizada por mulheres que desejam ter uma passagem vaginal mais apertada.

Para o banho de assento, ferva duas xícaras da casca ou das folhas de barbatimão em dois litros de água por um minuto. Espere amornar e sente sobre uma bacia com esta mistura por cerca de 20 minutos. Pode repetir todos os dias ate desaparecerem os sintomas.

Como usar o Barbatimão

barbatimão chá

Os Barbatimão pode ser usado para aplicar diretamente na pele ou no preparo de chá, usando as folhas e a casca do caule da planta. O chá de Barbatimão pode ser preparado do seguinte modo:

Ingredientes

20 g da casca ou de folhas de Barbatimão

Modo de preparo

Em um litro de água fervente adicionar as cascas de Barbatimão ou as folhas, e deixar repousar durante 5 a 10 minutos. Coar antes de beber.
O chá deve ser bebido ao longo do dia, 3 a 4 vezes por dia. Também pode ser utilizado em banhos de assento para tratar doenças das partes íntimas.

Quem não deve fazer o uso:

É contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando. Além disso, está contraindicado para pacientes com problemas graves no estômago, como úlceras ou câncer no aparelho digestivo.

Efeitos colaterais: 

O Barbatimão pode causar alguns efeitos colaterais como irritação no estômago ou, em casos mais graves, pode provocar aborto. Além disso, esta planta não deve ser ingerida em excesso, pois pode causar envenenamento. Além disso, só deve ser usado segundo orientação do médico ou do fitoterapeuta.

Onde cresce o barbatimão ?

A árvore do cerrado brasileiro, ocorre do sul do Pará até São Paulo e Mato Grosso do Sul. É uma planta praticamente exclusiva da América do Sul, principalmente no Brasil.