Banho gelado faz bem para a saúde Veja o que diz a ciência

Banho gelado de manhã é um balde de água fria na sua festa?

Veja razões para você mudar de ideia e dar uma chance ao “banho escocês”, uma das técnicas de tomar “banho gelado” que, além de dar uma “sacudida energética” no seu corpo de manhã, traz muitos benefícios para a sua saúde.

Só que um banho bem tomado – principalmente com água morna ou fria – realmente faz milagres! Para que você entenda melhor como a água gelada influencia no nosso corpo, nós listamos os principais benefícios do banho frio. Espero que você consiga adotar esse hábito para o dia a dia!

ÁGUA FRIA MELHORA A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

Se é difícil pegar no tranco de manhã, tome um banho de água fria. Entre no chuveiro, comece com água quente e alterne água quente e água fria. A água fria estimula a circulação sanguínea, o que, como consequência, aumenta a demanda de oxigênio do corpo – automaticamente, respira-se mais profundamente e isso combate o cansaço.

Tomar banho gelado ajuda a despertar o corpo

Para que você fique mais disposto no dia a dia, uma boa dica é criar o hábito de tomar banho gelado toda manhã. A água fria ajuda a despertar e deixa a nossa mente bem mais alerta (pois aumenta o nível de noradrenalina, composto químico que influencia no humor). Se você tem problema para acordar, por exemplo, a nossa dica é tentar criar essa rotina. A boa notícia é que você não precisa tomar banho gelado logo de cara. Comece com uma água morna e, depois, vá diminuindo a temperatura. No final, você estará bem desperto, pode apostar!

Faz bem para a saúde da pele e do cabelo

Você sabia que a água fria faz muito bem para a saúde da pele e do cabelo? Ela ajuda a fechar os poros da nossa pele e deixa os fios do cabelo mais sedosos – ao contrário da água quente, que tende a ressecar, queima o couro cabeludo e remove a proteção tanto da pele quanto do cabelo.

Ajuda a amenizar dores inflamatórias

Quando se trata de dores inflamatórias – como tendinites e contusões musculares, por exemplo – o banho frio também funciona como ótimo aliado. A água gelada é ótima para diminuir o inchaço, a dor e ajuda, a longo prazo, no tratamento da inflamação. Dependendo do caso, também será necessário fazer compressas de gelo para amenizar ainda mais as dores.

É ótimo para o tratamento de estresse e ansiedade

Muita gente não sabe, mas o banho frio é um forte aliado para combater estresse, ansiedade e até mesmo a depressão. Isso porque a água gelada ativa os receptores da pele, que enviam uma mensagem ao cérebro para diminuir o estresse e tranquilizar a mente. Criar o hábito de tomar banho frio depois de chegar do trabalho, por exemplo, é ótimo para fazer uma limpeza geral – tanto do corpo quanto da mente.

BANHOS GELADO AJUDAM A CURAR DEPRESSÃO

Um estudo da Virginia Commonwealth University School of Medicine comprovou um outro grande benefício do banho gelado. Ele tem um efeito positivo em pessoas que sofrem de depressão: o frio envia impulsos elétricos para o cérebro, que podem ajudar a melhorar uma depressão.

Como fazer: mude a temperatura da água aos poucos até chegar a 20°C. Se quiser a água mais fria ainda, vai que vai! Recomenda-se tomar banhos gelados (rápidos, de 2-3 minutos) uma ou duas vezes ao dia, durante várias semanas.