Saiba porque o açúcar faz tanto mal para saúde e como diminuir!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Saiba porque o açúcar faz tanto mal para saúde e como diminuir!

Por mais que você queria, é completamente impossível cortar completamente o açúcar da alimentação. Isso porque, ainda que em pequenas quantidades e em uma apresentação mais saudável, esse ingrediente está presente na natureza, em frutas e legumes.

Entretanto, quando se trata de qualquer outro tipo de alimento, o açúcar é um ingrediente que pode estar fazendo “hora extra” no seu prato. Hoje, consumimos muito mais açúcar do que no passado e essa pode ser a causa de muitos problemas de saúde. Para se ter uma ideia, na década de 30 estimava-se que cada habitante consumisse cerca de 15 kg/ano de açúcar. Hoje, a média está próxima dos 50 kg/ano. Leia também: 12 Problemas causados pelo excesso de açúcar no sangue!

Por que vale a pena reduzir o consumo de açúcar?

Antes de tudo, é importante destacar que sabemos que esse é um processo complexo. Desde crianças somos acostumados a receber doces, bolos e alimentos doces como “prêmio” após uma refeição. Portanto, é natural que tenhamos crescido condicionados a sentir necessidade de consumir açúcar em algum momento.

Pois, o açúcar é um carboidrato do tipo simples, sendo rapidamente incorporado pelo organismo. Além disso, o excesso dessa substância pode levar à hiperatividade, ao déficit de atenção e à sobrecarga do pâncreas, órgão produtor de insulina, o hormônio que leva o açúcar para as células.

Em termos numéricos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que o consumo de açúcar não deve ser superior a 20 gramas/dia em uma dieta de até 2 mil kcal. Entretanto, quanto menor for o consumo, maiores podem ser os benefícios. Na pior das hipóteses, o mais recomendado é não ultrapassar essa marca sempre que possível.

As principais vantagens da redução do consumo de açúcar

A lista de benefícios de uma dieta sem açúcar é imensa, mas vamos nos ater a apenas algumas delas para mostrar que sim, é possível ter uma vida saudável consumindo muito pouco ou quase nenhum açúcar todos os dias. Em geral, adote a seguinte regra: quanto mais branco, mais processado é o açúcar e mais malefícios ele traz.

Publicidade
  1. Reduzir o açúcar faz emagrecer: o simples fato de consumir menos açúcar já representa que você ingerirá menos calorias. O consumo desse alimento faz com que o corpo tenha picos e quedas repentinas de glicemia – e sempre que ocorre uma “baixa” você sentirá fome.
  2. Reduzir o açúcar dá mais disposição: quando os níveis de glicose aumentam, o pâncreas produz mais insulina do que o normal. Porém, o excesso de açúcar circulando no organismo acaba se transformando em gordura, interferindo no equilíbrio do sistema nervoso.
  3. Reduzir o açúcar deixa a pele mais jovem: aqueles que consomem muito açúcar podem ficar com a pele mais opaca e enrugada. Isso ocorre porque a glicose em excesso danifica a elasticidade da pele, deixando-a com um aspecto envelhecido de maneira precoce.
  4. Reduzir o açúcar inibe o aparecimento de acnes: todos os alimentos que elevam os níveis de açúcar no sangue também podem causar alterações hormonais. Essas flutuações nos níveis de hormônio impactam diretamente na pele, podendo resultar no aparecimento de cravos e espinhas.
  5. Reduzir o açúcar diminui os riscos de diabetes: o consumo de açúcar em excesso torna o organismo resistente à insulina. Sem a ação dela, as células passam a receber açúcar descontroladamente, o que pode causar diabetes.

Malefícios do consumo de açúcar

O consumo frequente de açúcar aumenta as chances de ter problemas como:

  1. Cáries nos dentes;
  2. Obesidade;
  3. Diabetes;
  4. Colesterol alto;
  5. Gordura no fígado;
  6. Câncer;
  7. Gastrite;
  8. Pressão alta;
  9. Gota;
  10. Prisão de ventre;
  11. Diminuição da memória;
  12. Miopia;
  13. Trombose;
  14. Acne.

Além disso, o açúcar fornece apenas calorias vazias para o organismo, pois ele não contém vitaminas nem minerais, que são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo.

reduzir o consumo de açúcar

50g de açúcar equivalem a…

  • 3,6 bombons (cada Sonho de Valsa tem 11g de açúcar)
  • Mais da metade de uma lata de refrigerante (uma lata de 350ml Coca-Cola tem 37g de açúcar)
  • Mais da metade de uma garrafa de 300ml de néctar de fruta (Del Vale tem 32g de açúcar)
  • Metade de uma garrafa de 300ml de chá (Mate Leão tem 25g)
  • Um quinto em lasanha congelada (lasanha Sadia tem 10,27g)
  • Aproximadamente três pizzas congeladas (dependendo do fabricante, a pizza inteira pode ter entre 17g e 18g)

Por que o açúcar vicia o cérebro

O açúcar consegue viciar o cérebro porque estimula a produção de um hormônio chamado dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e bem-estar, fazendo com que o organismo fique viciado nesse alimento.

Além do vício, o excesso de açúcar também prejudica a memória e dificulta o aprendizado, o que leva a uma diminuição do rendimento nos estudos e no trabalho.

Publicidade