5 HTP: Noite de sono tranquila e reparadora e mais ânimo

O 5-HTP, também conhecido como 5-hidroxitriptofano, é um tipo de aminoácido que é naturalmente produzido pelo corpo e que é utilizado no processo de produção da serotonina, um importante neurotransmissor que facilita a transmissão dos sinais elétricos entre as células nervosas e que contribui para o bom humor.

Se você anda tristinha, sem pique para malhar e fazer dieta, atenção para esta boa notícia: uma substância extraída de um legume africano promete mandar o desânimo embora. Mais feliz, você volta a ter vontade de se cuidar e, com isso, resiste aos doces e dedica-se mais aos exercícios. O resultado? Quilos a menos e felicidade em dobro.

A perda de peso expõe as pessoas a um nível de cobrança muito alto. Parte essa cobrança de outras pessoas ou da própria que deseja emagrecer. Além da cobrança, a mudança no hábito alimentar e até mesmo estilo de vida contribuem, e muito, para que os níveis de estresse dessas pessoas aumentem. Em alguns casos, os pacientes abandonam os tratamentos por se sentirem muito ansiosos.

O que é 5 HTP

Você já conhece 5 HTP ou 5-Hidroxitriptofano? Ele é uma substância que tem sido cada vez mais utilizado em sua forma não sintética em pílulas para inibir o desejo incontrolável de comer. O poder do 5 HTP já é conhecido no tratamento de distúrbios emocionais.

Agora sua utilização tem mostrado cada vez mais resultados no combate a distúrbios alimentares graças à sua capacidade de liberar Serotonina, sustância responsável pela sensação de bem estar. Por isso ele traz prazer e evita que você fique com aquela sensação desconfortável que poderia sentir com outros tratamentos.

5 HTP Noite de sono tranquila e reparadora e mais ânimo

Benefícios:

  • Inibe o apetite;
  •  Reduz a vontade de comer doces e gorduras;
  •  Melhora o humor;
  •  Diminui o stress.

Para que serve 5 HTP

Ainda não se conhece ao certo todos os efeitos do 5-HTP no corpo, no entanto, vários estudos estão indicando que pode ser útil para ajudar no tratamento de várias condições, como:

1. Depressão

Vários estudos, feitos com doses entre os 150 e 3000 mg de suplementação diária de 5-HTP, comprovam um efeito positivo sobre os sintomas da depressão, que parecem melhorar após 3 ou 4 semanas de tratamento contínuo com este suplemento.

2. Ansiedade

Ainda não existem muitos resultados sobre o uso do 5-HTP para tratar casos de ansiedade, no entanto, algumas investigações afirmam que doses baixas de 50 a 150 mg, por dia, podem ajudar a manter a ansiedade mais controlada.

3. Obesidade

Estudos recentes têm demonstrado que a suplementação regular com 5-HTP pode ajudar pessoas com obesidade ou excesso de peso, já que a substância parece ajudar a regular o apetite, aumentando a sensação de saciedade.

4. Problemas de sono

Embora existam poucos estudos feitos em humanos, investigações em animais têm mostrado que o 5-HTP pode ajudar a dormir mais facilmente e até ter uma melhor qualidade de sono. Isso possivelmente poderá ser explicado pelo fato de, ao aumentar os níveis de serotonina, o 5-HTP também contribui para uma maior produção de melatonina, o principal hormônio responsável por regular o sono.

5. Fibromialgia

Têm sido feitos vários estudos para tentar entender a relação entre os níveis de 5-HTP no organismo e a dor crônica. A maior parte desses estudos foram feitos em pessoas com fibromialgia, que pareceram ter uma ligeira melhora dos sintomas. No entanto, esses estudos são muito antigos e precisam ser melhor comprovados.

Quem não deve tomar

Não deve ser usado em casos de insuficiência renal crônica, grávidas e em menores de 18 anos, especialmente se não existir qualquer tipo de orientação médica.