5 Motivos para não beber água durante as refeições

Pelo menos uma vez na vida, todo mundo já ouviu dizer que beber água, suco, refrigerante ou qualquer outro líquido durante as refeições “faz mal”. Alguns dizem que engorda, outros dizem que aumenta a barriga. Isso é realmente verdade?

1. Líquidos nas refeições dilatam o estômago

Quando comemos, o volume ingerido naturalmente dilata o estômago, mas quando bebemos durante as refeições esse processo de dilatação é aumentado. Nada demais em relação a isso, se não fosse o fato de que após um tempo, o estômago pode aumentar de tamanho devido sua elasticidade natural. Essa elasticidade permite que você coma mais e pode até contribuir para um ganho de peso.

2. Líquidos nas refeições atrapalham a digestão

Líquidos nas refeições atrapalham a digestão, uma vez que durante ela é necessária a ação das enzimas digestivas, para a quebra e absorção dos nutrientes da comida. Quando ingerimos alguma bebida, o suco gástrico fica diluído, prejudicando assim a ação das enzimas que são responsáveis pela quebra dos nutrientes. Portanto, nutrientes como ferro, zinco e cálcio podem ficar comprometidos e contribuir para sua deficiência.

3. Influenciam na saciedade

Uma das formas pela qual nosso cérebro controla a saciedade é através do volume gástrico. Se você está comendo e tomando alguma bebida junto, por exemplo, seu cérebro vai entender que o volume total do seu estômago é apenas de comida, não distinguindo a bebida. Assim, sentirá saciedade mais cedo pela dilatação gástrica, mas isso não significa que auxilia na perda de peso. Seu cérebro, após a digestão, verá que os nutrientes que você consumiu não são suficientes e você comerá mais vezes durante o dia.

4. Provoca distensão abdominal

Como já explicado, nosso estômago é muito elástico. Assim, quanto maior o volume ingerido maior ele vai cando com o tempo. As bebidas, durante as refeições, contribuem para sua elasticidade e ainda podem provocar a distensão abdominal, favorecendo o aparecimento da temida “barriguinha”.

5. O hábito de líquidos nas refeições

Tirando a água, os líquidos durante as refeições também podem adicionar a elas calorias, gases e outros compostos químicos. Por exemplo, se você faz uma refeição de 200kcal rica em nutrientes, vitaminas, minerais e fibras, mas adiciona uma bebida gaseificada como o refrigerante, você não só está diminuindo a qualidade da refeição, mas também adicionando mais calorias, compostos químicos e gás.

Por isso, tente evitar ao máximo ingerir líquidos nas refeições. Se não conseguir logo na primeira tentativa, comece pela substituição das bebidas. Ao invés do refrigerante, troque por algum chá ou suco natural. Quando eu digo natural é aquele da fruta mesmo e sem açúcar. Depois, tente trocar para a água até que crie o hábito de comer sem líquidos nas refeições.

Motivos para não beber água durante as refeições

Sabendo Disso

O ideal é que o consumo de água seja ao longo do dia, principalmente entre as refeições. E que não haja consumo de bebidas açucaradas durante as refeições, porque você estará consumindo um excesso de calorias em uma mesma refeição.

Além disso, evite o consumo de água com as refeições para não prejudicar a digestão, nem ficar com sensação de empachado. Beba de 350 a 500 ml de água, meia hora antes das refeições. Além de água, você pode consumir também chás.